Destaque Economia Entretenimento Sociedade Turismo

Fit 2018 – Feira Internacional de Turismo é cancelada

Decisão tomada em conjunto entre os principais organizadores do mega evento, volta-se ao gargalo de todos os outros setores enfrentados atualmente pelo Governo – Crise econômica

Os membros do Conselho Estadual de Turismo decidiram, em reunião realizada na terça-feira (27.03), pelo cancelamento da FIT Pantanal 2018. O cancelamento foi proposto pelo Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de Mato Grosso (SINDETUR), representando o trade turístico, e em conjunto com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), em parceria com o SEBRAE MT.

O cancelamento deve-se ao cenário econômico atual. As parcerias necessárias para a realização do Fórum Internacional do Turismo do Pantanal não se confirmaram, mas muitas das ações programadas para a FIT Pantanal 2018 serão promovidas ao longo deste ano.

“Aguardávamos um cenário econômico melhor neste primeiro trimestre, no entanto, a crise fiscal, financeira e política, e sua difícil resolução nos próximos meses, neste momento acarretaria muito desgaste. Não teríamos como garantir o pagamento das despesas com a FIT Pantanal 2018 em função da situação idêntica dos nossos apoiadores”, explica Jaime Okamura, representante do SINDETUR.

“Mesmo sem a FIT, as ações de capacitação, rodadas de negócios e famtour programados para o evento serão realizadas ao longo do ano. A promoção do turismo em Mato Grosso não ficará prejudicada pelo cancelamento da Feira. No início de abril já receberemos dois grupos de operadores, da Rússia e da Inglaterra, que farão inspeção em alguns atrativos do Estado para posterior venda no exterior”, explica a coordenadora de Comercialização e Marketing da Secretária Adjunta de Turismo do Estado, Simone Lara Pinto.

Alterações

Durante reunião realizada em 30 de janeiro, o Conselho Estadual do Turismo já havia aprovado alterações no formato da FIT Pantanal, incluindo o nome, que passou a ser Fórum Internacional do Turismo do Pantanal FIT 2018, pois o evento seria focado em capacitação, palestras e rodadas de negócio. Mas, mesmo com as alterações, a atual situação econômica de Mato Grosso e do Brasil inviabilizou a realização do evento.

 

Da Redação com informações da assessoria Seadtur-MT