Ciência Curiosidades Destaque Mundo Digital Tecnologia

6 Motivos para você começar a usar o app Uber

Pra quem não sabe, o Uber é um serviço de transporte parecido com o táxi, e ele tem causado bastante no Brasil. Desde que chegou, gerou polêmica por conta do valor mais competitivo e do atendimento aparentemente superior aos dos táxis. Isso fez com que muitos taxistas se sentissem incomodados e protestassem contra o aplicativo e sua utilização no Brasil.

Eu sou usuário de táxis e de Uber, cada um com suas vantagens e desvantagens; cada um com sua serventia no dia a dia de quem precisa se locomover. Isolando essa discussão sobre o que é melhor ou pior, sobre condições jurídicas de uso e outras coisas, eu trago alguns motivos na minha visão de usuário que beneficiam o uso.

1) O Uber tem um tratamento digno de rei

Você já deve ter se emputecido por pegar carros sem ar-condicionado, motoristas que davam voltas pelo quarteirão por achar que você não sabia o caminho e outras coisas que irritam qualquer pessoa. Algumas corridas convencionais podem trazer motoristas grosseiros, de mau humor, que torram a paciência. No Uber a coisa é diferente: o protocolo deles é bem mais cordial. Motoristas que te oferecem água, perguntam sobre a temperatura do ar condicionado e sua estação de rádio preferida. Esse protocolo é direcionamento geral pro Uber no Brasil, o que faz com que você tenha um atendimento padronizado e bem mais educado do que a maioria dos táxis.

2) Waze sempre prevalece

No Uber você não precisa encher o saco do cara pra que ele ligue o Waze e veja o caminho mais rápido pra chegar no destino. Você já coloca seu destino no aplicativo e o motorista só fica sabendo quando você já está dentro do carro. Eles não podem cancelar a corrida, mesmo que a distância seja pequena, e logo que recebem o destino, colocam o caminho no Waze. Rola de ir dormindo da balada pra casa sem problemas.

3) UberX te faz economizar uma vida

O Uber existe em algumas modalidades aqui no Brasil. As principais são o Uber Black e o UberX. O Black é aquele tradicional, carro preto etc, que você já conhece. E o UberX é uma modalidade com carros novos de menor porte que cobram cerca de 15 a 20% mais barato que o Black. Fiz uma corrida de Guarulhos pro centro de São Paulo por R$ 57. OUVI UM ALELUIA, IRMÃOS?

4) Não precisa de dinheiro

Se você é desses descontrolados, não recomendo o uso do Uber. Uma das facilidades (e também das armadilhas) é que é tudo pelo cartão de crédito. Ou seja, você recebe uma fatura detalhada no e-mail mostrando quanto você gastou só no final da corrida. Não precisa de grana, só do celular. Também é possível jogar o trajeto e ter uma estimativa de tarifa.

5) Cancelamentos quase inexistentes

Na minha história de mais de 1 ano utilizando o Uber, acho que apenas um motorista cancelou minha corrida. Em dias de chuva, a gente sabe como isso faz diferença. Já precisei ficar 40 minutos pedindo táxi via aplicativo e 7 motoristas cancelaram minhas corridas antes de chegar na minha casa. Foi tenso esse dia.

6) Preço dinâmico é cilada

Uma das desvantagens do Uber é que ele varia de preço conforme a demanda. Se você estiver num lugar cheio, um raiozinho na modalidade de Uber escolhida vai te mostrar que a tarifa ali foi alterada. E a tarifa pode chegar a 5x mais cara do que o normal em certos horários. Já peguei tarifa dinâmica em 2.0x (ou seja, o dobro do valor normal que seria cobrado). Então é bom ficar atento e pedir seu Uber com calma, sem urgência.

Bem, essa foi a minha visão geral sobre o Uber. Nem tudo são flores e, por isso, continuo utilizando tanto o Uber quanto táxis. Acho que os dois têm coisas legais a oferecer e são necessários em momentos diferentes da vida. E você, qual prefere utilizar?

 

por Daniel Bovolento no Blog ETC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *